0 comments

HISTÓRIA

Published on sábado, 5 de março de 2011 in

RESENHA HISTÓRICA

Alvorge, freguesia do concelho de Ansião, situa-se a cerca de oito quilómetros de distância da sede concelhia, entre as freguesias de Santiago da Guarda, Torre de Vale de Todos e Lagarteira e terras do Distrito de Coimbra.

O primeiro documento que faz referência a Alvorge data de 1141, altura em que D. Afonso Henriques doou em testamento a Herdade de Alvorge ao Mosteiro de Santa Cruz, que passou a administrar esta área.

No entanto, o seu povoamento é, sem dúvida, muito anterior. A avaliar pelos vestígios encontrados no cimo do cabeço de Trás de Figueiró, são fortes os indícios de ali ter existido uma povoação castreja. Também no Cabeço de Ateanha surgiram fragmentos de objectos típicos do Neolítico. Posteriormente, aqui terão vivido os romanos e os árabes, que deixaram, igualmente, marcas da presença.

A povoação cristã desta região ocorreu quando D. Afonso Henriques mandou edificar o Castelo de Germanelo, nas proximidades do Rabaçal, para dar apoio militar às terras já conquistadas e para expandir o território português para sul.

Foi no século XII, com a reconstrução deste castelo e com a já referida doação da herdade de Alvorge ao Mosteiro de Santa Cruz, que se iniciou um importante período de desenvolvimento desta localidade.

O crescimento que se veio a processar permitiu-lhe formar um julgado próprio, que abrangia os lugares de Azenha, Vila Nova, Outeiro e Aljazede. Um documento de 1533 chega a fazer referência ao concelho de Alvorge, pertencente ao termo e comarca de Coimbra. Porém, as dificuldades que se apresentaram nos séculos seguintes vieram a retirar-lhe esse estatuto, e Alvorge passou a pertencer, sucessivamente, aos concelhos do Rabaçal, Condeixa, Penela e, finalmente, Ansião.

O topónimo “Alvorge” provém do árabe “al burdj”, que significa “torre fortificada”. Há estudiosos que associam esta palavra com os apelidos Borges e Borja.

O orago da freguesia de Alvorge é Nossa Senhora da Conceição.

Em meados do século XX, sobretudo a partir da década de sessenta, a estrutura populacional de Alvorge foi bastante alterada devido ao fenómeno da emigração. No entanto, o passar do tempo e a evolução da freguesia trouxeram a Alvorge uma situação completamente inversa. Foram muitos os habitantes que regressaram à terra e os jovens casais que aqui se fixaram, permitindo assim uma renovação demográfica. Desta forma, o recenseamento geral da população realizado em 2001 dá conta de 1298 residentes nesta freguesia.

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

No Response to "HISTÓRIA"

Add Your Comment